Uma vez INFIEL, sempre INFIEL? Veja o que especialistas dizem sobre TRAIÇÃO!

Unsplash.com

Vamos dizer que você pegou seu parceiro em um caso ou ele(a) teve a coragem para te dizer a verdade. De qualquer maneira, trair é trair.

A questão então é: Você o(a) perdoaria? Para decidir sobre isso, vale a pena analisar a história e descobrir se ele aprendeu com o erro do passado ou não.

Aqui está o que saber antes de aceitar imediatamente um pedido de perdão e continuar no relacionamento.

O que faz de um infiel, infiel?

Não há uma resposta definitiva, pois as razões podem variar com base no indivíduo e na situação. “A pesquisa mostra que as pessoas traem por várias razões, por isso é difícil identificar certas características de todos os ‘trapaceiros'”, afirma David Bennett, conselheiro de relacionamento e proprietário da Double Trust Dating and Relationships.

“Por exemplo, algumas pessoas traem por desejo sexual, enquanto outras fazem isso por algum tipo de refúgio da atual relação (como em relações tóxicas)”, diz ele. Alguns podem até trair quando um dos cônjuges está doente ao tentar seguir em frente com a vida e ser um parceiro ‘melhor’.

Um infiel será infiel para sempre?

Infelizmente, “vários estudos mostraram que a característica mais óbvia que indica que uma pessoa irá trair é que ela ou ele traiu no passado”, diz ele. “Então, se você sabe que seu parceiro tem um histórico de traição, eu considero isso um bom indicador do comportamento futuro”, diz ele.

No entanto, a situação também desempenha um papel. “É possível que um infiel tenha suas necessidades atendidas na área que levou à traição e, portanto, pare de trair”, diz ele. Ou, talvez, o parceiro que ele(a) está namorando seja realmente o que ele(a) está procurando e diferente do relacionamento anterior. “Se o seu parceiro traiu no passado por causa de problemas de atração, então se você é fisicamente mais atraente para ele(a), eu diria que isso poderia diminuir o desejo de trair. O mesmo acontece se você estiver emocionalmente disponível e seu parceiro traiu no passado, porque seu parceiro anterior era frio e distante”, diz ele.

O problema com esta linha de pensamento, no entanto, é que a traição não é culpa da pessoa que está sendo enganada. Mesmo que seus parceiros anteriores os “enganassem”, a pessoa que traiu no passado ainda tomou a decisão de trair ao invés de terminar o relacionamento primeiro.

Além disso, algumas motivações para trair podem ser difíceis de eliminar completamente, como um mero interesse pelos outros ou a necessidade de novos parceiros sexuais. “Por exemplo, muitas pessoas traem porque querem variedade sexual e, por sua própria natureza, a monogamia limitará isso”, diz ele.

Por outro lado, vem da fraqueza, onde os outros traem em momentos em que não se sentem amados, diz ele. “Novamente, é surreal esperar que alguém sempre se sinta amado a cada minuto de um relacionamento. Então, enquanto a situação importa, a maioria das pessoas achará difícil evitar todas as situações que os levaram a trair”, explica ele.

O que fazer numa situação dessas?

Prossiga com cuidado. “Eu tomaria muito cuidado com alguém que tem um histórico de traição. Pesquisas mostram que as pessoas traem por várias razões e em muitos cenários diferentes. Tentando descobrir por que seu parceiro trapaceou no passado e trabalhando para evitar todos os possíveis gatilhos para ele(a) no futuro parece um trabalho bastante pesado, especialmente desde que a pesquisa é clara que os infiéis tendem a fazer isso novamente”, diz ele.

Se você decidir namorar um infiel do passado, tenha cuidado e mantenha sua guarda.

Veja também:

Abre o olho! 6 sinais que demonstram uma possível traição da parte dele(a)

Compartilhe:
Rolar para cima