7 dicas essenciais para escolher o fotógrafo ideal para seu casamento

823
0
Compartilhe:

Escolher bem o fotógrafo é uma das coisas mais importantes que se pode fazer para o seu grande dia. E talvez esteja aí uma das tarefas mais difíceis também. Afinal, a gente sabe que requer muito mais do que estrutura ou histórico dos profissionais.

Muito mais do que equipamentos de fotografia modernos e tecnológicos, ter total senso de responsabilidade, profissionalismo e sensibilidade requisitos extremamente importantes a serem considerados.

Por isso, vale acreditar na sua intuição. Se o seu coração bater forte pelo estilo dele, já é um bom começo!

Pra te ajudar, a equipe do blog Me Apaixonei listou 7 dicas básicas, mas fundamentais na hora de escolher o fotógrafo ideal para o seu casamento! Vamos conferir?

1-) Como escolher o profissional certo?

É imprescindível avaliar os trabalhos anteriores desses profissionais! Vá conhecer o estúdio dele, veja se ele tem cursos e formação na área certificados, faça uma pesquisa minuciosa de informações para saber quem você está contratando.

Vale lembrar que é essencial também apostar na sua intuição. A experiência em casamentos precisa estar visível na qualidade das imagens, que traduzem o melhor de cada celebração.

Quando há sintonia, empatia e vocês (casal e fotógrafo) estão na mesma energia, pode ser a chave do sucesso, já que ele vai fazer parte de um momento muito marcante e especial da sua vida.

2-) Quantidade ou qualidade? Cuidado!

É bom lembrar que existem fotógrafos para todos os níveis de preço no mercado. Logo, os melhores profissionais ou aqueles que têm o estilo que você deseja costumam custar mais caro.

E isso se deve a uma série de fatores, como: ter muita experiência, equipamentos modernos, 12 ou mais horas trabalhando em pé, horas depois para tratar as fotos, etc.

A dica é: pense mais na qualidade do produto final. Sabe aquelas fotos que parecem ter saído de um banco de imagem? Pois é… suas fotos precisam ter essa pegada.

Mas, por que? Porque é o seu dia. O seu casamento. A sua história. Por isso, cuidado com fotógrafos que prometem o mundo como álbum extra da sogra, poster, calendário, por um preço mais baixo, tá? Afinal, o objetivo aqui é qualidade ou quantidade?

3-) Defina o seu estilo favorito de foto

Se você sonha em se casar e ter fotos que remetam à fotografias de um filme que você amou as cenas, por exemplo, vá atrás de fotógrafos que façam isso numa boa.

Não tem a ver com o estilo fotojornalismo, mas também se você gosta mais de fotos com efeitos ou não, se gosta de um estilo retrô ou mais clássico, ou artística, se gosta de preto e branco ou não, etc.

Espontaneidade é tudo, porque um álbum não é feito apenas de fotos posadas.

4-) Atenção às cláusulas e exigências do contrato

É importantíssimo ter tudo explicadinho no contrato! Principalmente se o fotógrafo fica até o fim da festa, ou quantas horas ele costuma trabalhar e quanto custa a hora extra.

Isso é fundamental para que não aconteça dele ou a equipe contratada ir embora às 2hs da madrugada, enquanto sua festa durará até às 6hs e vários momentos lindos acontecerão depois dele ter ido embora.

5 -) Promessa é dívida!

Outra coisa: tem que constar no contrato se ele entrega 100% das fotos pra vocês ou apenas a quantidade determinada para o álbum, viu?

É normal fotógrafos tirarem mais de 800 fotos em uma festa. E para que seu não fique tão grande e cansativo, você precisa escolher umas 100 ou 120.

Mas e as outras fotos? Você também vai querer guardá-las de recordação, e se for comprar separado depois, elas serão bem caras. Por isso, verifique direitinho se receberá todas ou não. Lembrando que você terá um custo por isso também.

6-) O que deve constar no contrato de vocês com os fotógrafos

O que não pode faltar neste contrato: nome do(s) profissional(is) contratado(s), nome de quem irá substituí-lo em caso de imprevistos, número de fotógrafos e assistentes, lista de locações (cabeleireiro, igreja, salão entre outros), data e horário do trabalho, traje, equipamentos, valores, se incluem o álbum ou não, tratamento das fotos, quantidade de fotos a serem entregues e prazo de entrega dessas fotos.

7-) Como escolher as fotos para o álbum

O álbum de casamento tem que contar a história daquele dia especial, ou seja, os melhores momentos da cerimônia e festa.

A dica é observar os detalhes: o making of, a cerimônia, a festa e tantos outros fatores que vocês considerarem inesquecíveis.

Não existem regras na escolha, vocês podem ir selecionando aquelas que agradam e combinam mais com o  estilo e a preferência de vocês.

Quero de Casamento

Deixe uma resposta