5 características de um relacionamento saudável

621
0
Compartilhe:

Friedrich Nietzsche disse que “no amor há alguma loucura, contudo na loucura há sempre alguma razão.” Será que é neste algo de razão que podemos encontrar as características de um relacionamento saudável?

Popularmente se diz que quando encontramos a pessoa amada nos tornamos “loucos de amor”. No entanto, em todo relacionamento deve haver alguma sanidade. Podemos chamar as pessoas que se entendem de “casal saudável” ou de mil outras maneiras. Mas acima de tudo, podemos dizer que é possível encontrar o equilíbrio ou, pelo menos, alguns especialistas pensam assim.

Neste artigo nos basearemos nas teorias da psicóloga catalã Encarni Muñoz. Esta especialista em relacionamentos de casal acredita que para ter um relacionamento saudável a primeira coisa a fazer é ouvir o seu próprio critério. Do que você precisa em um relacionamento? O que a pessoa que está do seu lado pode lhe oferecer?

Como ter um relacionamento de casal saudável:

1- Assuma a responsabilidade pelo seu estado emocional

Um ponto importante para ter um relacionamento saudável é que cada um deve ser responsável pela sua própria felicidade. É essencial que o amor pelo outro seja baseado em um sólido amor próprio e uma autoestima que reforce a ideia de que temos muitas coisas valiosas para agregar ao relacionamento.

Lembre-se de que, se você é uma pessoa que não se valoriza, pode acabar culpando ou se tornando muito dependente do seu parceiro. Portanto, a relação deve ser entre iguais, onde ambos encontrem um equilíbrio na distribuição das responsabilidades.

2- Abra os canais de comunicação para manter o equilíbrio

O segundo ponto que a especialista enfatiza tem a ver com a importância da comunicação para estabelecer e manter o equilíbrio de que falamos anteriormente. A chave para isso é usar a empatia e abrir os canais da escuta ativa.

Não vai ser fácil, mas é necessário manter a capacidade de compreender a outra pessoa. Precisamos entender seus pontos de vista e por que ela faz o que faz. Temos que ser flexíveis e tolerantes, apesar de discordar. Vocês estão do mesmo lado e têm um objetivo em comum.

3- Pratique a assertividade como a melhor forma de sinceridade

Um relacionamento de casal saudável nunca deve ser baseado em mentiras. Este é um ponto básico. Por isso, é necessário que ambos os lados sejam sinceros nos principais pontos que unem o casal. Então, se algo lhe incomoda, não guarde para você até ficar saturado. Conversem abertamente sobre todos os assuntos.

“Quando alguém se mostra como realmente é, confiamos”.
 – Maya Angelou –

Além disso, por mais que você conheça o seu parceiro, não sabe o que ele está pensando em todos os momentos. Se você optar pelo caminho de achar que sempre sabe tudo sobre ele, muitas situações podem acarretar discussões e dinâmicas negativas. Procure ser claro e objetivo quando expressar as suas opiniões. Não há problema em se mostrar vulnerável diante do seu parceiro.

4- A confiança é essencial

O próximo item é um clássico nas relações de casal. Se não houver confiança entre os dois lados, raramente conseguirão resultados positivos. É importante criar um ambiente de confiança mútua, onde o casal se sinta apoiado e protegido.

Desta forma, você terá a certeza de que sempre poderá contar com o apoio da outra pessoa para viver, caminhar e seguir em frente. Além disso, a confiança afasta as tempestades como aquelas que os ciúmes trazem. Pense, se seu parceiro ama você e você o ama, qual é o seu medo?

“Amar não é olhar um para o outro, mas ambos olhando na mesma direção”.
 – Antoine Saint-Exupéry –

5- Viva o presente de forma realista

Se as pessoas se concentrarem no que está por vir, em mudar a outra pessoa ou deixar para amanhã para ser um melhor marido ou esposa, o relacionamento terá poucas chances de um futuro juntos. Um relacionamento saudável vive no presente, no aqui e agora.

Da mesma forma que você não pode viver no futuro, também não pode viver no passado. Praticamente todos os casais têm problemas. No entanto, uma vez superados e perdoados, deixe-os lá no passado. Não os traga de volta sempre que houver uma discussão e não os use como uma arma para atingir ou reprovar o outro.

Como disse Walter Winchell: “Nunca acima de você, nunca abaixo você, sempre ao seu lado”.

Estas são as características de um relacionamento de casal saudável, ou pelo menos é o que acredita a psicóloga Encarni Muñoz.

A mente é maravilhosa 

Deixe uma resposta